A força tarefa de enfrentamento à pandemia de Covid-19 da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) passou esta quarta-feira (16/06) em visita à cidade de Ituiutaba no pontal do Triângulo. Durante todo o dia foram visitados pontos estratégicos do município ligados ao enfrentamento da Covid-19. A visita foi viabilizada com a mobilização do presidente da Amvap e prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano.

Por se tratar de um polo regional no pontal, o município de Ituiutaba tem sido estratégico no apoio aos municípios vizinhos na concentração de leitos para o tratamento do Coronavírus, especialmente com leitos de Unidade de Terapia Intensiva-UTI. A força tarefa é uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais em apoio aos municípios chave no enfrentamento à pandemia, especialmente onde os números de internações e ocupação de leitos ainda não se estabilizaram.

O primeiro ponto a ser visitado pela equipe do estado foi o Hospital São José, uma unidade de referência no tratamento da doença. Segundo a Coordenadora da Força Tarefa, Adriana Vilella, a visita possibilitou conhecer de perto o trabalho desenvolvido em cinco pontos estratégicos de atendimento a covid-19 em Ituiutaba. “Posteriormente será realizada uma reunião com os representantes dos municípios para definir medidas importantes no combate a doença na região. São momentos como este que permitem ao estado desenvolver medidas de apoio mais precisas de acordo com os cenários identificados em cada região”, lembrou Villela.

Para o Diretor de Comunicação do Hospital São José, João Batista Alves, a aproximação do estado com os municípios, e, portanto, com os prestadores de serviço, é essencial para traçar estratégias pontuais no enfrentamento à pandemia. “É claro que eles têm conhecimento da situação do estado como um todo, mas o encontro presencial permite ter uma avaliação melhor de nossa realidade”, completou João Batista.

Wender Luciano, Presidente da Amvap e Prefeito de Gurinhatã, esclareceu que a visita da força tarefa foi articulada pela Associação com o auxílio do Deputado Estadual Leonídio Bouças. O objetivo da visita é identificar e alinhar quais são as possíveis medidas a serem tomadas para progredir no atendimento à pandemia na região. “Isso é uma demanda de todos os prefeitos do Pontal. Com essa visita, temos certeza de que logo apresentaremos uma solução tanto para a lotação dos leitos de UTI, quanto para o custo geral dos tratamentos da pandemia”, enfatizou Wender Luciano.
ASSESSORIA AMVAP

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here